Blog

Artigos

A importância da educação ambiental

A importância da educação ambiental

“Devíamos estar em pânico. E quando digo pânico, não quero dizer sair correndo e gritando. Quero dizer que precisamos sair da zona de conforto.”

A frase acima foi dita pela ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de 19 anos, uma das jovens ativistas mais influentes da sua geração.  Greta começou a falar sobre a importância de defender o meio ambiente e a tomar atitudes para lutar contra a mudança climática desde muito jovem, inspirando milhares de pessoas pelo mundo afora.

Greta Thunberg. Imagem: Connect4Climate

A Greta é só um exemplo (inspirador!) para ilustrar o início deste post que pretende mostrar a importância da educação ambiental. Mas a verdade (ainda bem!) é que são inúmeras as iniciativas e as crianças e os jovens empenhados em construir um futuro melhor e mais verde para todos e todas, afinal, definitivamente educação ambiental também é assunto de criança! Até porque são elas que vão colher no futuro o que a sociedade planta, ou deixa de plantar, no presente.

A educação ambiental nos ensina a respeitar e valorizar a importância da natureza não só para nós humanos, mas para os demais animais e todo o planeta Terra. Quando olhamos para o mundo de forma sustentável, nossos olhos (e corações) se abrem para aprendermos e ensinarmos sobre saúde, qualidade de vida, energias renováveis, reciclagem, altruísmo e tanto mais!

Não é à toa que existem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, a Organização das Nações Unidas, um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

No Brasil, o meio ambiente tem sofrido exponencialmente com a ação irresponsável do homem. São desmatamentos, queimadas, cidades alagadas, desabastecimento de água, enchentes, rompimento de barragens, derramamento de óleo em mares e rios. Enfim, ano após ano torna-se mais urgente e imprescindível a tomada de consciência ambiental.

Com as nossas crianças, existem muitas formas de abordar o tema. Uma delas é a leitura de livros sobre o assunto.

Veja só 7 dicas valiosas de livros com temática ambiental:

1) O Oceano, de Matteo Gaule, Nadia Fabris, E. Tomè, Marcia Duarte Companhone

Grande livro com pop-ups que proporcionam uma incrível viagem pelo mundo dos oceanos, para a criança aprender sobre as profundezas do mar, conhecer os peixes mais extraordinários que o habitam e explorar as maravilhas dos recifes de coral. O livro apresenta muitas curiosidades dos sete mares, em um magnífico cenário tridimensional com detalhes impressionantes do fundo do mar.

2) O Planeta Está com Febre, de Luciana Rosa

Um dia, o planeta Terra acordou com febre. Foi ao médico e descobriu que o problema era o aquecimento global. Para resolver essa situação, o planeta reuniu diversas crianças. Juntos, eles entenderam que só o amor é capaz de mudar as pessoas e salvar o planeta. Esse livro é essencial nos dias de hoje, quando se discute exaustivamente a questão ambiental. E nada melhor do que começar discutindo com as crianças, que são o futuro da terra.

3) A sabedoria do velho angico, de Susane Meyer Portugal

O corajoso Manu vai passar as férias no sítio de sua avó Maria. O que ele não imagina é que desta vez terá uma aventura incrível em busca de um sábio: o Velho Angico. Essa figura lendária é um guardião dos conhecimentos da floresta e os ajudará a encontrar soluções para trazer de volta a água pura e cristalina que está secando na região. Nessa jornada, Manu, Dona Maria, e o amigo Daniel vão enfrentar vilões gananciosos, além de diversos desafios, fazer novos amigos e receber ensinamentos fundamentais para a preservação da natureza, da vida e sobre o respeito entre todos os seres.

4) Resgate Animal, de Patrick George 

Neste livro interativo, você se torna um herói dos animais. Um elefante está em um circo, uma tartaruga está presa em uma rede de pesca… Vire as páginas transparentes e ajude a resgatá-los! É uma maneira divertida, simples e gentil de introduzir a importância do bem-estar dos animais. Não há palavras neste livro, então você pode escolher as que melhor combinam com o seu jeito de ser herói.

5) “Um dia, um rio”, de Leo Cunha e André Neves 

O livro é um lamento, um grito de socorro tardio de um rio indefeso que não tem como reagir ao ser invadido pela lama da mineração que destrói suas águas e as vidas que abriga. Com lirismo e contundência, traz a fala doce e amargurada de um rio que perdeu sua vocação e sua voz, lamentando portanto sua sina como se cantasse uma triste modinha de viola, recordando o tempo em que alimentava de vida seu leito, suas margens e as regiões por onde passava.

6) “Ynari”, de Ondjaki

“Ynari” conta a história de uma menina com cinco tranças e muita vontade de conhecer as palavras do mundo. Certa manhã, passeando perto do rio, Ynari encontra um homem pequenino, de uma aldeia distante da sua, onde vivem muitos seres pequenos por fora e grandes por dentro, cada um com um dom mágico. Lá existe o velho muito velho que inventa as palavras e a velha muito velha que destrói as palavras. Nessa sua jornada, Ynari também acaba descobrindo que a guerra faz parte do mundo: cinco aldeias da região estão lutando, cada qual por não ter algo que as outras aldeias possuem.

7) “E a Terra escreveu uma carta…”, de Jonas Ribeiro e Cris Eich

O que leva um planeta a escrever uma carta a seus habitantes? O livro mostra a importância de colocar-se no lugar da Terra para entender como ela gostaria de ser tratada. A Mãe Terra tem muito a dizer e nos convida a refletir sobre o que queremos para o futuro do mundo. Um recado ao mesmo tempo afetuoso e um alerta global. A carta da Terra vai parar nas mãos de uma professora que, junto dos alunos, estuda maneiras de economizar e consumir energia com consciência. A resposta é a criação de um projeto e uma viagem a um santuário ecológico, onde podem apreciar belezas naturais. O livro ainda propõe praticar uma lista de 100 verbos que a Terra cita como essenciais para viver melhor: proteger, dialogar, abraçar, elogiar, ouvir, sonhar, cantar, entre outros.

Ainda em etapa de produção, o Telegarrafas, idealizado pelo educador audiovisual Igor Amin e produzido pela comunidade de educadores audiovisuais O que queremos para o mundo?, é um projeto de educação audiovisual e ambiental, que tem como propósito contar histórias sobre crianças que buscam proteger as águas de seus territórios.

Uma iniciativa que promove a escuta da natureza a partir da imaginação das crianças, em busca de sensibilizar adultos, governos e empresas a não colocarem em risco a preservação das águas nos locais onde vivem estas crianças. Aqui em nosso site você encontra um diário de bordo com o relato de algumas oficinas do projeto que já rolaram! https://oquequeremosparaomundo.com.br/telegarrafas/

Veja este poema escrito pelas crianças em Milho Verde, durante o Encontro Cultural de Milho Verde 2022:

Milho Verde, Serro-MG, 21/07/2022
VIDEOPOEMA “UM CERTO PEDIDO DAS ÁGUAS”

Águas
Um certo pedido da água
Devemos cuidar e preservar,
se não a água vai acabar.
Cuidem das águas,
pois elas cuidam de nós.
Sem água não vemos, não falamos e não ouvimos.
As três marias e a gota d’água no luar.
Água é tudo!

 Foto: Kleber Lopes

Confira 5 dicas de filmes e desenhos que abordam a sustentabilidade:

1) Rango (2011)

Rango (Johnny Depp) é um camaleão da cidade grande que vai parar, após um acidente, em pleno velho oeste, na cidade de Poeira no deserto do Mojave, na Califórnia. De uma hora para outra, sua rotina de animal de estimação mudou radicalmente e agora ele precisa deixar a vida “camuflada” para enfrentar os perigos existentes no mundo real, fazendo com que ele vivencie a experiência de fazer amigos, conhecer inimigos e até, quem sabe, se tornar um herói.

2) Bee Movie (2007)

Barry B. Benson (Jerry Seinfeld) formou-se recentemente e sonha com um emprego na Honex, onde poderá produzir mel. Desta forma ele se aventura fora da colméia, onde descobre um mundo até então inteiramente desconhecido. É quando conhece Vanessa Bloome (Renée Zellweger), uma alegre florista de Manhattan com quem quebra as regras das abelhas e passa a conversar regularmente. Logo eles se tornam amigos, o que faz com que Barry conheça melhor os humanos. Porém Barry descobre que qualquer pessoa pode comprar mel nos supermercados, o que o deixa profundamente irritado por considerar que estão roubando a produção das abelhas. É quando ele decide processar os humanos, na intenção de corrigir esta injustiça.

3) O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (2012)

O menino Ted (Zac Efron) descobriu que o sonho de sua paixão, a bela Audrey (Taylor Swift), é ver uma árvore de verdade, algo em extinção. Disposto a realizar este desejo, ele embarca numa aventura por uma terra desconhecida, cheia de cor, natureza e árvores. É lá que conhece também o simpático e ao mesmo tempo rabugento Lorax (Danny DeVito), uma criatura curiosa preocupada com o futuro de seu próprio mundo. 

4) O Mundo dos pequeninos (2010)

Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty (Saoirse Ronan) vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles conhecem as regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros – e grandes – donos da casa. Para isso, procuram manter a desconfiança deles em cima dos gatos e ratos e tomam todos os cuidados possíveis para evitar de serem vistos. Contudo, quando um jovem rapaz se hospeda na casa, a pequenina Arietty acredita que poderá manter uma amizade com ele, apesar da diferença dos tamanhos.

5) Era uma Vez na Floresta (1993)

Quando um homem espalha gases tóxicos pela floresta, uma ratinha, uma toupeira e um ouriço arriscam suas vidas para encontrar a cura para sua amiga Michelle (Elisabeth Moss) que ficou doente ao inalar tais substâncias. Juntos, os três amigos se esforçam para salvar Michelle e a floresta em que vivem.

Para finalizar com mais inspiração, o Instituto Alana, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de direitos e de condições para a vivência plena da infância, possui desde 2015 um programa chamado Criativos da Escola, que encoraja crianças e adolescentes a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança e fortalecendo seu efetivo direito à participação.

Garimpamos por lá três iniciativas maravilhosas para você conhecer e se animar a criar a sua ação em prol do meio ambiente. 🙂

Eco Pyro

Com o projeto Eco Pyro, alunas maranhenses desenvolveram e construíram um forno movido a energia solar e foram premiadas na última edição do Desafio Criativos da Escola. 

https://criativosdaescola.com.br/historia/alunas-maranhenses-criam-forno-para-reduzir-emissao-de-gases-estufa/

Lixo no lugar certo

Preocupado com acúmulo de lixo em Freguesia do Andirá, distrito da cidade amazonense de Barreirinha, que fica a 330km da capital, Manaus, grupo coloca a mão na massa e desenvolve ações para educar população local em meio à pandemia.

https://criativosdaescola.com.br/historia/no-am-alunas-se-juntam-para-fazer-descarte-correto-de-lixo-em-praia/

Descarte correto de resíduos sólidos no rio

Estudantes de Imperatriz (MA) criaram plataforma digital para orientar população ribeirinha sobre descarte correto de resíduos sólidos no rio, reciclagem e compostagem.

https://criativosdaescola.com.br/historia/no-ma-alunos-mobilizam-ribeirinhos-poder-publico-e-comercio-em-prol-do-rio-tocantins/

Conhece alguma iniciativa bacana que envolve crianças e jovens em prol do meio ambiente? Conta pra gente nos comentários.

* As descrições sobre os livros foram elaboradas a partir de material disponibilizado pelas próprias editoras.

Deixe seu pensamento aqui