Blog

Filmes Filmes Educativos

Especial Maria Farinha Filmes

Especial Maria Farinha Filmes

A apresentação não poderia ser melhor: “Contamos as histórias que desenham o mundo, aliadas à mágica e a potência do entretenimento, despertando grandes mudanças”. A Maria Farinha Filmes nasceu no Brasil é já produziu mais de 25 filmes, séries e outros formatos que impactaram milhões de pessoas em todo planeta.

Fizemos uma curadoria super especial (mas confessamos que foi um desafio não escolher todos) com sete filmes incríveis para vocês assistirem.

1) Território do brincar

Um passeio pela geografia de gestos infantis que habitam brincadeiras de diversas regiões brasileiras.

Gestos que contam histórias, revelam narrativas, constroem uma linguagem própria do brincar e nos apresentam a nós mesmos. Durante dois anos, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks viajaram pelo Brasil registrando o brincar universal de meninos e meninas de diferentes realidades.

O trailer do filme você confere no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=_Ham4DorpAk&t=82s

2) Começo da vida

Indicado ao Grande Prêmio do cinema Brasileiro 2017, ao Prêmio ABC de melhor fotografia de documentário e ao 12° Prêmio FIESP – SESI SP de Cinema e TV a melhor documentário em 2018, o filme virou movimento global alcançando mais de 8 milhões de pessoas.

SINOPSE

Um dos maiores avanços da neurociência é ter descoberto que os bebês são muito mais do que uma carga genética. O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos.

O Começo da Vida convida todo mundo a ser um agente de mudança na sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade?

O filme iniciou um movimento pela causa da primeira infância, sendo a principal ferramenta da campanha global da UNICEF. Foi o documentário mais visto nos cinemas brasileiros em 2016*, nos seus primeiros três meses de lançamento mais de 178 mil pessoas assistiram o filme nos cinemas e em sessões especiais.

Hoje, O Começo da Vida está disponível em diversas plataformas digitais em formato de documentário e também de série em 85 países.

No site https://ocomecodavida.com.br/ você tem acesso ao trailer, além de diversos materiais extras, como dicas da primeira infância, brincadeiras, trilhas sonoras e ainda material de discussão pós-filme.

3) O Começo da Vida 2: Lá fora

Conexões genuínas entre as crianças e a natureza podem revolucionar o nosso futuro. Mas será que essa descoberta ainda é possível nos grandes centros urbanos do mundo?

Evidências científicas apontam que a falta de contato com a natureza pode contribuir para problemas físicos e mentais. No novo capítulo de “O Começo da Vida”, os principais especialistas no tema mostram como essa conexão pode fazer parte da cura para os maiores desafios da humanidade contemporânea e da construção de uma vida de mais bem-estar e felicidade.

O filme revela que esse pensamento tem sido transformador em diversas cidades pelo mundo que valorizam e promovem uma maior conexão com o mundo natural. A soma entre ciência e ação significam uma oportunidade única para um futuro com mais saúde para os humanos e para o planeta.

No site https://ocomecodavida2.com.br/ além de material de apoio, percurso formativo para educadores e muito mais, você pode se inscrever para receber um passo a passo com dicas e conteúdos exclusivos do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana.

4) Um Lugar Para Todo Mundo

Quando Emílio, uma criança de 3 anos, está prestes a ingressar na escola, sua família se depara com as barreiras do sistema educacional que mais discrimina nos Estados Unidos: as escolas públicas da cidade de Nova York. Na luta para garantir o direito de Emílio à uma educação inclusiva, eles investigam histórias pessoais e inspiradoras que denunciam muitas injustiças. Dados da Unicef revelam que existem mais de 93 milhões de crianças com deficiência em todo o mundo – quase metade delas não frequenta uma escola.

A outra metade está na luta pelo direito de frequentar uma escola que não as discrimina e separa das outras crianças. Um Lugar Para Todo Mundo revela que o caminho para uma sociedade inclusiva começa pela garantia de uma escola para todas as crianças, um direito de todas.

Assista o trailer do documentário Um Lugar Para Todo Mundo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=34kMHdZPA44

O site www.umlugarparatodomundo.com.br traz um conteúdo incrível, disponibilizando para jornalista alguns materiais que ajudam a imprensa a falar sobre inclusão, mas também guias para famílias, educadores e gestores públicos sobre o tema.

5) Por Uma Educação Antirracista

Você sabe o que é uma educação antirracista? Para ajudar a responder a essa pergunta, a minissérie em cinco episódios “Por Uma Educação Antirracista” aponta caminhos e mapeia práticas para toda a aldeia que educa uma criança: escolas, famílias e comunidades.

Com direção e roteiro de Shirlene Paixão, a minissérie entra nas casas de Samara Felippo, Aline Wirley, Luana Génot, Fatou Ndiaye e Márcia Kambeba e conta com o apoio de especialistas como Ailton Krenak e Nilma Lino Gomes para inspirar uma revisão urgente na educação para relações étnico-raciais no país. Vamos fazer essa transformação juntos?

Todos os episódios da série estão disponíveis no Youtube da Maria Farinha Filmes. Imperdível!

No site do filme, www.porumaeducacaoantirracista.com.br você encontra um material de apoio riquíssimo: Guia para Famílias: Por Uma Educação Antirracista, escrito com apoio de Solange Miranda; Guia para Comunidade Escolar por Instituto Alana; Minimanual antirracista por Helaine Martins e Joyce Prestes para Think Olga e Por uma infância sem racismo por Unicef.

Extra! O site Lunetas traz uma série de conteúdos sobre educação antirracista. Vale a pena a leitura: https://lunetas.com.br/serie-educacao-antirracista/ =)

6) Repense o Elogio

Repense o Elogio é um documentário que propõe a reflexão sobre a maneira como as crianças são elogiadas. Enquanto meninas são lindas, princesas e delicadas, meninos são fortes, inteligentes e corajosos. Até que ponto estes adjetivos aprisionam o verdadeiro ser de cada um? Este é um filme que reflete sobre o poder das palavras e da cultura, que trouxeram este desequilíbrio tão profundo na forma que elogiamos meninas e meninos.

Cena do documentário ‘Repense o Elogio’ (Foto: Divulgação/ Avon)
MC Soffia (Foto: Divulgação/ Avon)

O trailer do documentário você assiste aqui. o Youtube da Avon o filme está disponibilizado na íntegra. Não perde: https://youtu.be/oxxIME6RDvc

7) Terreiros do Brincar

O filme retrata a participação de crianças em vários grupos de manifestações populares em quatro Estados brasileiros, e a sua relação com um brincar coletivo, inter-geracional e sagrado.

Segundo o site do Instituto Alana, Terreiros do Brincar é um retrato da diversidade de comunidades tradicionais do Brasil e de como esse pluralismo se traduz num extenso repertório de manifestações populares, cujas tradições são aprendidas desde a infância. Como caiçaras, quilombolas, ribeirinhos, caipiras, jangadeiros, pantaneiros, sertanejos, entre outros, se relacionam com o brincar dentro dessas manifestações? Essa relação é mostrada no filme dirigido por Renata Meirelles e David Reeks, assim como a participação de crianças na relação com o brincar coletivo.

O site https://territoriodobrincar.com.br/ disponibiliza dezenas de materiais, entre eles textos de pessoas que contribuem para a escuta, o intercâmbio de saberes e a difusão da cultura da criança e brincadeiras pelo Brasil. Corre lá para conferir!

Já preparou a pipoca para a sessão cineminha? Conta pra gente qual dos filmes você vai assistir primeiro. 😉

Deixe seu pensamento aqui