Inscrições V Fórum O que queremos para o mundo? [Moçambique]
14 de abril 2024-04-29 12:38Inscrições V Fórum O que queremos para o mundo? [Moçambique]
V FÓRUM O QUE QUEREMOS PARA O MUNDO?
Maputo | Moçambique
Sexta, 16h e 18h, 24 de maio de 2024
Instituto Guimarães Rosa • 1728 Av. 25 de Setembro
Temática > Educação audiovisual, crianças e natureza
Apresentação
O V FÓRUM “O QUE QUEREMOS PARA O MUNDO?” é um evento gratuito de formação para pessoas interessadas em novas práticas pedagógicas que possam dialogar com a educação das telas, infâncias e natureza. Chegaremos a Maputo, em Moçambique, para a quinta edição do Fórum organizado pelo Instituto Mundos em parceria com o Centro Cultural Brasil-Moçambique – Instituto Guimarães Rosa e as atividades serão no dia 24 de maio de 2024, em evento dedicado a professores, cineastas, artistas, estudantes de educação básica, famílias, crianças e jovens.
O V Fórum irá buscar criar uma rede entre os participantes, em parceria com universidades, artistas, museus, centros culturais e escolas, em uma imersão de 2 encontros pela tarde, 16h (Mesa Redonda) e 18h (Exibição de Filmes Educativos).
A programação irá compartilhar o resultado da residência artística em Moçambique no mês de maio, realizada pelos artistas brasileiros Igor Amin, Breno Conde e Susane Meyer Portugal, tudo isso com convidados especiais e especialistas que propõem o debate e a reflexão sobre o tema. “O Fórum é um momento de consagrar todas as trocas que tivemos oportunidade de realizar desde 2006 e estamos certos que será um período de muita aprendizagem e estímulo para a promoção de motivação para novas práticas na educação das crianças”, conta Igor Amin, fundador do Instituto Mundos. Este é nosso convite para que todos possam participar ativamente e contribuir para que as telas se tornem amigáveis ao planeta terra”.
PROGRAMAÇÃO
Sexta 24/05/24
16h-17h45 Mesa Redonda “Criando Redes – Intercâmbio de projetos de cinema, educação audiovisual e natureza entre Brasil e Moçambique”
Igor Amin (Cineasta e Educador Audiovisual | Brasil)
Breno Conde (Produtor Audiovisual e Diretor de Fotografia | Brasil)
Jorge Dias (Instituto Guimarães Rosa – Maputo | Moçambique)
… e convidados.
18h-20h Mostra de Filmes Educativos | Brasil + Moçambique
Exibição Curta-metragem Filme Moçambicano Convidado;
Exibição Longa-Metragem Inédito, gravado entre Brasil e Moçambique, “A Mensagem de Jequi”, de Igor Amin (Brasil, 2024);
Sobre o Instituto Mundos e Igor Amin:
O Instituto Mundos tem sede no Brasil, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e foi fundado pelo educador audiovisual Igor Amin, Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas na linha de Educação, Cultura e Sociedade pela UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2020) e especialista em Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro (2010) e autor do livro “Como educar as crianças no mundo das telas?” (Editora Aletria, 2022). Idealizou em 2006 a Comunidade de Educação Audiovisual “O que queremos para o mundo?” www.oquequeremosparaomundo.com.br. Foi professor convidado da PUC Minas na Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD (2021-2022).
Os trabalhos artísticos são focados em cinema, processos de ensino-aprendizagem, transmídia e natureza. Ao longo de 17 anos, dirigiu 2 longa-metragens, 8 curtas-metragem e mais de 30 vídeos de micro-duração exibidos em festivais nacionais e internacionais de cinema, como no Centre George Pompidou, durante o Pocket Films em Paris, França. Seu primeiro longa-metragem infantil “O que queremos para o mundo?” foi exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes, Festival de Brasília, San Diego International Kids Film Festival (EUA) e Cinekid Festival (Amsterdam/Holanda) com apoio e presença no festival via ANCINE e foi premiado com menção honrosa do Júri no festival Noida International Film Festival, Greater Noida- Índia. Já o filme educativo “Em busca das telas amigáveis” foi exibido em canais como o Futura com estréia no dia mundial da educação em 2023.
O instituto formou mais de 3250 profissionais de educação em 180 escolas de todo o Brasil em seu Programa de Educação Audiovisual chamado Telas Amigáveis, assim como atendeu mais de 6500 crianças em oficinas e exposições multimídias nos quatro cantos do mundo.
Realizou as Exposições Multimídia “Cubos Mágicos” e “Estúdio Casa da Árvore” no Centro Cultural dos Correios em Juiz de Fora-MG (2015) e no Museu de Minas e do Metal de Belo Horizonte-MG (2016), assim como no PINA em Cataguases (2017) e Galeria Lava Pés em Cuiabá-MT (2018). Realizou um Circuito de Exibições Educativas do projeto em países como a África do Sul e Angola, durante o dia das Crianças Africanas, em memória ao Levante de Soweto, participou de apresentações em Den Bosch (Holanda) e Bruxelas (Bélgica) durante a conferência de filme-educação “European Exchange” no FilmOn.