Inscrições Programa Telas Amigáveis 2024

Inscrições Programa Telas Amigáveis 2024

O Programa Telas Amigáveis promove atividades de capacitação em Educação Audiovisual para que professores, jovens artistas audiovisuais locais e educadores em formação que queiram atuar multiplicando propostas de cinema nas escolas públicas de Diamantina-MG e seus distritos.

O objetivo deste programa é o de ressignificar o uso das tecnologias em sala de aula, a partir de metodologias de ensino-aprendizagem que desacelerem o uso sem consciência das telas por crianças e jovens, diminua o vício no consumo de conteúdos nocivos a aprendizagem e promovam um impacto positivo no campo socioemocional dos estudantes. Através de práticas do uso das telas com jogos audiovisuais cooperativos, brincadeiras audiovisuais, tutoriais de produção de filmes ambientais, exibição de filme educativos, dinâmicas de autocuidado com vídeos, estas atividades irão contribuir no equilíbrio de “menos excesso em quantidade e mais acesso com qualidade” para a partilha de conhecimento nas aulas das crianças e jovens do ensino infantil, fundamental e médio.

O programa se estrutura com a seguinte programação:

1. AULÃO – AULA TEÓRICA E PRÁTICA DE COMO RESSIGNIFICAR EM 21 DIAS O USO DAS TELAS NO CONTEXTO EDUCATIVO
27.04 • 9h às 12h
Teatro Santa Izabel

2. MÓDULOS – MÓDULOS QUE IRÃO ABORDAR AS 4 DIMENSÕES DO MUNDO DAS TELAS NA ED. INFANTIL, FUND. 1, FUND. 2 E ENSINO MÉDIO.
04.05 • 8h às 12h (Inf.) e 14h-18h (F. 1)
11.05 • 8h às 12h (F. 2) e 14h-18h (E. M)
Campus JK | UFVJM • Limite: 12 alunos

3. MULTIPLICAÇÃO – INTEGRANTES DE CADA MÓDULO IRÃO PRODUZIR FILMES EDUCATIVOS EM ESCOLAS DA CIDADE E DISTRITOS.
12.05 a 14.06 • Escolas de Diamantina, Mendanha, Váu e Curralinho.

4. FESTIVAL – MOSTRA DE FILMES EDUCATIVOS PRODUZIDOS POR IGOR AMIN E OS EDUCADORES PARTICIPANTES.
15.06 • Sessões 14h, 16h e 18h
Teatro Santa Izabel

Ao longo do programa iremos buscar responder juntos as seguintes perguntas: Como as novas tecnologias podem se tornar instrumentos éticos e funcionais para as crianças e jovens? O uso excessivo das telas e a falta do contato com a natureza pelas infâncias podem estar enfraquecendo as suas relações intra e interpessoais consigo e com o mundo? Afinal, por que as crianças e jovens querem ficar tanto tempo nas telas? 

Este é um projeto com o foco na construção de identidades plurais dessas crianças e jovens, de forma amigável no mundo das telas, onde elas possam usufruir de tecnologias criativas e acessíveis, aprender diversas habilidades emocionais, ter a oportunidade de valorizar sua própria cultura e também preservar nossa mãe natureza através da linguagem cinematográfica.

O propósito maior do programa TELAS AMIGÁVEIS é o de promover uma formação para o público-alvo mencionado, pessoas que queiram estimular a sensibilidade infantojuvenil em busca de inspirações para um mundo melhor. Acreditamos na capacidade de o audiovisual e a educação promoverem experiências das mais diversas naturezas, trazendo a criatividade e o protagonismo dos que acabam de chegar a este mundo por meio de desafios e descobertas. 

Os objetivos específicos do programa TELAS AMIGÁVEIS de Educação Audiovisual são:
– Fomentar a produção audiovisual mineira de filmes educativos em escolas de Diamantina e seus distritos;
– Fortalecer a atividade audiovisual em Diamantina e região;
– Criar um intercâmbio cultural entre crianças e jovens de diferentes localidades do município;
– Desenvolver o protagonismo infantojuvenil através do cinema;
– Promover, através do audiovisual, a conscientização de temas importantes como preservação do meio ambiente, educação, etc.

Sobre o coordenador e instrutor do programa:

Igor Amin é Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas na linha de Educação, Cultura e Sociedade pela UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2020) e especialista em Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro (2010) e autor do livro “Como educar as crianças no mundo das telas?” (Editora Aletria, 2022). Idealizou em 2006 a Comunidade de Educação Audiovisual “O que queremos para o mundo?” www.oquequeremosparaomundo.com.br. Foi professor convidado da PUC Minas na Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD (2021-2022).

Seus trabalhos artísticos são focados em cinema, processos de ensino-aprendizagem, transmídia e natureza. Ao longo de 17 anos, dirigiu 2 longa-metragens, 8 curtas-metragem e mais de 30 vídeos de micro-duração exibidos em festivais nacionais e internacionais de cinema, como no Centre George Pompidou, durante o Pocket Films em Paris, França. Seu primeiro longa-metragem infantil “O que queremos para o mundo?” foi exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes, Festival de Brasília, San Diego International Kids Film Festival (EUA) e Cinekid Festival (Amsterdam/Holanda) com apoio e presença no festival via ANCINE e foi premiado com menção honrosa do Júri no festival Noida International Film Festival, Greater Noida- Índia. Já o filme educativo “Em busca das telas amigáveis” foi exibido em canais como o Futura com estréia no dia mundial da educação em 2023.

Formou mais de 3250 profissionais de educação em 180 escolas de todo o Brasil em seu Programa de Educação Audiovisual chamado Telas Amigáveis, assim como atendeu mais de 6500 crianças em oficinas e exposições multimídias nos quatro cantos do mundo.

Organizou 4 edições do Fórum “O que queremos para o mundo?” de Educação Audiovisual, Crianças e Natureza, nas cidades de Cataguases-MG, Cuiabá-MT, Serro-MG e, sua última edição (2023), em Leiria-Portugal. Realizou as Exposições Multimídia “Cubos Mágicos” e “Estúdio Casa da Árvore” no Centro Cultural dos Correios em Juiz de Fora-MG (2015) e no Museu de Minas e do Metal de Belo Horizonte-MG (2016), assim como no PINA em Cataguases (2017) e Galeria Lava Pés em Cuiabá-MT (2018). Realizou em Diamantina-MG e 12 cidades do Alto Jequitinhonha (2014) o Circuito Audiovisual Cocriativo, para mais de 200 jovens da região com oficinas de produção de vídeo de celular e desenvolvimento local. Promoveu o Circuito de Exibições Educativas do filme “O que queremos para o mundo?” em países como a África do Sul e Angola, durante o dia das Crianças Africanas, em memória ao Levante de Soweto, participou de apresentações em Den Bosch (Holanda) e Bruxelas (Bélgica) durante a conferência de filme-educação “European Exchange” no FilmOn.

Perfil: www.instagram.com/igoramin
Site: https://oquequeremosparaomundo.com.br/
Filmes Educativos: https://oquequeremosparaomundo.com.br/filmes-educativos

FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA ABAIXO ou clicando no link https://forms.gle/DJ4ecbjHyUJeCGqF6

Ajude a divulgar nas Redes Sociais. Baixe o material abaixo:

Release para Whatsapp:
O Programa Telas Amigáveis irá promover atividades de capacitação em Educação Audiovisual para que professores, jovens artistas audiovisuais locais e educadores em formação que queiram atuar multiplicando propostas de cinema nas escolas públicas de Diamantina-MG e seus distritos.

O objetivo deste programa é o de ressignificar o uso das tecnologias em sala de aula, a partir de metodologias de ensino-aprendizagem que desacelerem o uso sem consciência das telas por crianças e jovens, diminua o vício no consumo de conteúdos nocivos a aprendizagem e promovam um impacto positivo no campo socioemocional dos estudantes. As atividades serão:

  1. AULÃO – AULA TEÓRICA E PRÁTICA DE COMO RESSIGNIFICAR EM 21 DIAS O USO DAS TELAS NO CONTEXTO EDUCATIVO | 27.04 • 9h às 12h | Teatro Santa Izabel
  2. MÓDULOS – MÓDULOS QUE IRÃO ABORDAR AS 4 DIMENSÕES DO MUNDO DAS TELAS NA ED. INFANTIL, FUND. 1, FUND. 2 E ENSINO MÉDIO. 04.05 • 8h às 12h (Inf.) e 14h-18h (F. 1) | 11.05 • 8h às 12h (F. 2) e 14h-18h (E. M) | Campus JK | UFVJM • Limite: 12 alunos
  3. MULTIPLICAÇÃO – INTEGRANTES DE CADA MÓDULO IRÃO PRODUZIR FILMES EDUCATIVOS EM ESCOLAS DA CIDADE E DISTRITOS | 12.05 a 14.06 • Escolas de Diamantina, Mendanha, Váu e Curralinho.
  4. FESTIVAL – MOSTRA DE FILMES EDUCATIVOS PRODUZIDOS POR IGOR AMIN E OS EDUCADORES PARTICIPANTES. | 15.06 • Sessões 14h, 16h e 18h | Teatro Santa Izabel

Mais informações e inscrições em: www.oquequeremosparaomundo.com.br/inscricoes

_Programa contemplado pelo edital Lei Paulo Gustavo 2023/2024 promovido pela Prefeitura de Diamantina-MG.