20763607988_8aedd057e9_o.jpg

Nossa “Formação em Educação Audiovisual” busca despertar a utilização expandida da linguagem audiovisual e das novas tecnologias para educadores e agentes protagonistas que lidam com o público infantojuvenil. Um “Educador Audiovisual” em nossa visão de mundo são àqueles que desenvolvem seis habilidades primordiais que buscamos desenvolver em cursos, oficinas, workshops, palestras, fóruns e outras atividades que conectam Educação, Novas Tecnologias, Natureza e a linguagem Audiovisual:

6 habilidades de um “Educador Audiovisual”:

  1. Traz movimento àquilo que está inerte ao seu redor 
  2. Busca garantir uma educação de qualidade como uma necessidade básica do ser. 
  3. Vê tudo em estado de presença, revê o passado com olhar crítico e gratidão e transver o mundo por meio da imaginação como origem da ação. 
  4. A ludicidade traz sentido para sua jornada. 
  5. Promove a construção de identidades plurais e de relações saudáveis e éticas. 
  6. Amplia o olhar para além da estrutura e agrega beleza por meio da criatividade. 


DO CINEMA ÀS TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Dois jovens irmãos franceses, Auguste e Louis Lumière, proporcionaram notáveis progressos à fotografia e inventaram um aparelho que permitia projetar imagens animadas numa tela, o “Cinematógrafo”. Em 28 de dezembro de 1895, no Grand Café, em Paris, realizaram a primeira exibição pública e paga da arte do cinema: uma série de dez filmes, com duração de 40 a 50 segundos cada (os primeiros rolos de película tinham apenas quinze metros de comprimento). Nasce o Cinema, que vem da palavra grega kinema – Movimento, uma linguagem artística, com suas regras e convenções, e que, em sua história, tem-se modificado continuamente.

Um dos principais pontos sobre essa linguagem é a sua capacidade de realizar uma “impressão da realidade” devido à imagem estar em movimento. Acredita-se que é real, pois parte de uma ilusão com vários fotogramas por segundo em sequência, ou seja, um “como se fosse” real. Fantástico para época, pois gerou uma curiosidade em todos durante aquele espetáculo, a sessão de cinema. Como num sonho, só sabemos que não é real quando acordamos. Isso é a impressão da realidade, temos a noção que aquilo que vemos pode ser verdade.

Chegamos então nos tempos em que uma câmera cabe em nosso bolso, como os celulares que filmam, um aparelho que se tornou uma extensão do nosso corpo para comunicarmos e interagirmos com o mundo. Basta tirar a câmera do bolso e começar a registrar sua impressão da realidade. O mais legal é que o audiovisual pode nos levar à transfiguração da realidade, ou seja, é capaz de gerar uma mudança na forma de sentirmos, agirmos e procedermos. E quem sabe, um instrumento para tornar nosso olhar mais consciente, capaz de expandir nossas percepções liberando nossas mentes de amarras e tantos dogmas impostos pela sociedade.

Nessa perspectiva, desenvolvemos então nossa Formação em Educação Audiovisual, que será realizada em Agosto de 2018 em Cuiabá-MT. Aguardem novidades em nosso blog, logo na Home do nosso site.

Se tiver interesse em levar nossa formação para sua escola, contexto infantiljuvenil ou comunidade, entre em contato conosco (contatoinstitutomundos@gmail.com)