PISCADAS 3

PISCADAS 3

42[✺] KRISHNAMURTI. Jiddu. A cultura e o problema humano. São Paulo: Cultrix, 1973. Disponível em:

https://krishnamurtibox.files.wordpress.com/2015/09/a-cultura-e-o-problema-humano-j-krishnamurti.pdf

43[▶] Acesse o site do projeto Curta Circuito, que deixou de ser um cineclube e se tornou uma mostra permanente de mais de 20 anos de atuação no circuito de exibições audiovisuais no estado de Minas Gerais. http://www.curtacircuito.com.br/

44[⬣] Faça o download da versão digital do Inventário dos Pequenos Futuristas – Volume 1 e pratique as diversas propostas de medi(t)ações audiovisuais descritas nele:

https://oquequeremosparaomundo.com.br/inventariodospequenosfuturistas/

45[] Os símbolos podem ser vistos acessando o link de apresentação do O que queremos para o mundo? em sua plataforma digital:

https://www.oquequeremosparaomundo.com.br/sobre-nos/

46[] Confira a primeira vinheta realizada pelo projeto O que queremos para o mundo?,que tinha como objetivo estimular que familiares enviassem seus vídeos gravados com outras crianças em resposta à pergunta lançada.

47[] A mídia social ItsNoon permitiu que nosso projeto ganhasse um alcance em todo o Brasil e pudesse então ampliar opiniões de mães, pais e educadores ao partilharem o que as crianças pertencentes a ciclos de convívio queriam para o mundo. Acesse o site https://www.itsnoon.net/ e confira algumas criações na piscada virtual.

48[✈] Convido-os a assistir a algumas dessas experiências, por meio desta piscada. Detalho como essas oficinas se organizavam por meio das ementas, faixa-etárias, materiais usados, planejamento pedagógico, entre outras informações. Chegamos a criar na equipe, eu e Bruna, que foi a primeira coordenadora pedagógica do nosso projeto, um guia para auxiliar a todos que realizam as oficinas comigo e assim facilitar as dinâmicas com as crianças. As ementas das oficinas revelavam os objetivos por trás dos temas e a necessidade de trabalharmos diversas expressões, como a expressão corporal, oral, visual e outras, até chegarmos na expressão audiovisual.

Luz, Câmera, AÇÃO! | Reflexão | 50 min. a 3h | 5 a 7 anos ou 7 a 9 anos ou 9 a 12 anos.

As crianças irão refletir sobre possíveis “ações” que auxiliem no desenvolvimento social e ambiental, apresentando diante a câmera seus desenhos e ideias para o mundo melhor. Os vídeos serão gravados pelas próprias crianças utilizando Claquetes, Tripés, Câmera Digital e artefatos lúdicos do Cinema. No fim da oficina será exibido o vídeo produzido pelas crianças, além de serem veiculados nas redes sociais do projeto. Exemplos:

Cartas à Natureza | Literatura | 3h | 7 a 9 anos ou 10 a 12 anos.

Se você̂ pudesse escrever uma carta para as plantas ou para os animais que vivem na natureza, como seria? As crianças irão escrever suas cartas e apresentar, diante da câmera, sua carta e ideias para um mundo mais sustentável. Os vídeos serão gravados pelas próprias crianças, utilizando claquetes, tripés, câmera digital e artefatos lúdicos do cinema. No final da oficina, será exibido o vídeo produzido pelas crianças para os familiares e visitantes do local de relazação da oficina, além de serem veiculados nas redes sociais. Exemplos:

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Origamis Animados | Dobraduras de Papel e Animação | 3h | 7 a 9 anos

As crianças farão origamis e, a partir deles, criarão um vídeo e animação stop-motion, potencializando suas expressões emocionais, corporais, orais e visuais. O conceito da oficina se baseia no mito japonês dos pássaros Tsurus, que preconiza que a pessoa que dobrar 1000 aves terá seu pedido realizado. Exemplos:

e

Mural dos Sonhos | Artes Visuais | 2h ou 3h | 5 a 7 anos ou 7 a 9 anos ou 9 a 12 anos

Oficina de caráter expositivo que consiste em decorar com desenhos em espécie de storyboard um mural intitulado “dos sonhos”, com soluções para um mundo melhor. Exemplo:

Desenhos Animados | Desenhos, Pintura e Animação | 3h | 7 a 9 anos ou 9 a 12 anos

Nesta oficina, as crianças são convidadas a cocriar um desenho animado, onde a narrativa será construída a partir do tema proposto por elas. Serão utilizadas dinâmicas com ferramentas audiovisuais, onde todos colaboram para o desenvolvimento do desenho idealizado e produzido por elas. Exemplos:

e

Pequenos Futuristas | Reflexão | 3h | 7 a 9 anos ou 9 a 12 anos

Uma oficina que convida para criação de histórias futuristas, como projetar invenções mirabolantes e ideias para serem construídas e usadas no presente ou no futuro. As crianças expõem no vídeo através de desenhos suas ideias e invenções para um mundo mais sustentável. Exemplos:

e

49[] Baixe o material de educação audiovisual chamado Caderno do Multiplicador I e II através do link

https://oquequeremosparaomundo.com.br/caderno-do-multiplicador-ii/

50[] Stop Motion, quadro-a-quadro em português, é uma técnica de animação muito usada na produção audiovisual. Utilizam-se desenhos ou objetos reais, além de diversos materiais como madeira, massinha e tecido para a construção de personagens e dos cenários. São necessários 24 quadros em média para se obter 1 segundo de animação. Confira um exemplo de animação stop motion em nossa coletânea de invenções criadas pelas crianças para solucionar problemas do mundo da natureza. O conteúdo faz parte do resultado das oficinas realizadas para criação da publicação de educação audiovisual Inventário dos Pequenos Futuristas – Volume 1, disponível em:

51[⬣] Você pode realizar de forma simples em casa ou na escola algumas de nossas oficinas e brincadeiras através do Inventário de Brincadeiras Audiovisuais. Confira

https://oquequeremosparaomundo.com.br/inventariodebrincadeirasaudiovisuais/

52[] Assista ao making of do projeto especial #FériasNoPátio O que queremos para o mundo? disponível em:

53[] Assista ao vídeo realizado durante a oficina em Capivari em 9 de dezembro de 2014 no evento Dezembro Solidário, organizado pela Associação Comunitária de Capivari e Ecovila Ayrumã

54[] Um dos primeiros vídeos produzidos pelo projeto O que queremos para o mundo? em 29 de junho de 2012 foi o “Caderno de Boas Ideias”, onde surgiam ali os primeiros temas imaginados pelas crianças a partir de um olhar socioambiental. As crianças escolheram jovens para encenar de forma ficcional duas situações relacionadas a temas como a mobilidade urbana e a fonte de energia renovável. No vídeo, um jovem sem dinheiro para comprar um carro aprende a andar de bicicleta ao conseguir uma emprestada. A cartela final assina com “Ande mais de bicicleta. Bom para natureza. Bom para você”. No segundo capítulo, crianças estão em uma praça em dia de chuva e a energia elétrica acaba na cidade. Elas resolvem construir um cata-vento gigante que representa a possibilidade de energia eólica para a cidade e o vídeo termina com “Os escoteiros de Goiás tiveram uma grande ideia… e a energia voltou”.

55[] O mundo encantado é uma animação realizada com 181 desenhos de crianças que participaram das oficinas do O que queremos para o mundo? durante um mês nas #FériasNoPátio, no Shopping Pátio Savassi. O filme foi exibido no Cinemark Pátio Savassi no fim das férias de julho de 2014.

56[] Conheça a Claqueto-Câmera Imaginária idealizada por Igor Amin em parceria com o Estúdio Herthel no ano de 2017:

www.oquequeremosparaomundo.com.br/claquetocameraimaginaria

57[] Exemplifico algumas reflexões de Gil sobre a relação entre a ciência, tecnologia, futuro e humanidade através de suas músicas como: Futurível (1969) “Seus olhos talvez sejam de cobre, seus braços de estanho. Não se preocupe, meu sistema manterá. A consciência do ser”; Cérebro Eletrônico (1969) “O cérebro eletrônico faz tudo. Quase tudo. Quase tudo. Mas ele é mudo”; Parabolicamará (1991) “Do tamanho da antena parabolicamará. Ê, volta do mundo, camará. Ê-ê, mundo dá volta, camará”; Pela Internet (1997) “Com quantos gigabytes. Se faz uma jangada um barco que veleje” e Banda Larga Cordel (2008) “Diabliu de menino internetinho. Sozinho vai descobrindo o caminho. O rádio fez igual com seu avô”, músicas que sempre fizeram parte das minhas playlists. Acesse a playlist em

58[] Assista à Entrevistag realizada com Gilberto Gil em 2010 no evento Feira Música Brasil em Belo Horizonte-MG. Disponível em:

59[] Cozinha de rua | Igor Amin, MG, 2009, 6’. Sinopse: Igor Amin e seus amigos foram até o local onde vivem seus vizinhos Maria Antônia e Geraldo para trocar conversas, distrair e se alimentar com uma deliciosa sopa a céu aberto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KkMbPGthDJA

60[♫] Você pode me assistir tocando o mantra Baba Nam Kevalam no meu IGTV do Instagram. Disponível em:

https://www.instagram.com/tv/CAh8CMEl7A9P-fRGQbDakpGPtKxjMwfT2B6HBI0/?igshid=bvymoc7s63e6

61[] Confira o videoclipe seriado da canção Mãe Ana, de Mãeana. Disponível em:

62[✺] Acesse o Relatório anual do Fundo das Nações Unidas para a Infância de 2017, intitulado Situação Mundial da Infância 2017: Crianças e adolescentes em um mundo digital

http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/unicef_sowc/sit_mund_inf_2017.pdf.

63[✺] CUNHA, Raquel Pacheco Mello. Cinema e Educação. Estudos de Caso no Brasil e em Portugal. Lisboa, 2016. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/18469. Acesso em: 15 dez.2019.

64[✺] O final da declaração chama muito a atenção, já que me sinto parte daquilo que é reportado por ela:

A educação para os media será mais eficaz quando pais, professores, profissionais dos media e decisores políticos, enfim todos reconhecerem que têm um papel a exercer no desenvolvimento de uma maior consciência critica entre ouvintes, espectadores e leitores. A maior integração dos sistemas educacional e de comunicação seria indubitavelmente um passo importante para uma educação mais eficaz. Assim, convocamos as autoridades competentes para que: 1. iniciem e apoiem programas de educação para os media abrangentes – do pré-escolar ao nível universitário, e na educação de adultos – cujo objetivo seja desenvolver os conhecimentos, capacidades e atitudes que encorajem o crescimento da consciência critica e, consequentemente, de uma maior competência entre os usuários dos media eletrônicos e impressos. Idealmente, tais programas deverão incluir a análise de produtos de media, o uso de media como meios de expressão criativa, e o uso e a participação eficazes nos canais de media disponíveis; 2. desenvolvam cursos de formação para professores e outros agentes educativos tanto para aumentar os seus conhecimentos e a compreensão dos media como para os preparar nos métodos de ensino apropriados, que terão em conta a familiaridade com os media já considerável, mas ainda fragmentada, que muitos alunos já possuem; 3. estimulem atividades de investigação e desenvolvimento em benefício da educação para os media, em domínios tais como a psicologia, a sociologia e as ciências da comunicação; 4. apoiem e fortaleçam as ações realizadas ou previstas pela UNESCO com o objetivo de encorajar a cooperação internacional na educação para os media.

65[✺] Confira a tradução em português da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) ao acessar o site da UNICEF Portugal https://www.unicef.pt/media/2766/unicef_convenc-a-o_dos_direitos_da_crianca.pdf

66[✺] FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

67[✺] Conheça o projeto Inventar com a Diferença – cinema, educação e direitos humanos que busca compartilhar saberes e práticas para que todos aqueles interessados em levar o cinema e os direitos humanos para a educação possam fazê-lo, mesmo que não tenham qualquer experiência com as técnicas cinematográfica ou mesmo com a linguagem audiovisual. Acesse http://www.inventarcomadiferenca.com.br/ ou baixe os cadernos do Inventar com a Diferença em https://www.academia.edu/30703627/Cadernos_do_Inventar_com_Diferen%C3%A7a. Vídeos disponíveis em https://vimeo.com/inventarcomadiferenca. Conheça o projeto Escola Animada, uma ação de cultura e educação que experimenta a aplicação do audiovisual para uma formação criativa e transformadora de crianças e jovens, em especial, de escolas públicas da Zona da Mata de Minas Gerais. Uma de suas iniciativas é a Rede Cineclube, que promoveu instalação de salas de exibição em escolas e centros culturais locais, criando assim um circuito alternativo de democratização do acesso à produção audiovisual nacional. A ação forma público para o cinema brasileiro ampliando o repertório cultural da população da região: www.escolaanimada.org.br

68[⬣] Pratique os relaxamentos futuristas com as crianças através de três exercícios, sendo eles 1) Respiração Profunda; 2) Automassagem nos Olhos e 3) Visualitação. Disponível em:

https://oquequeremosparaomundo.com.br/inventariodospequenosfuturistas/

69[✺] Mídia Ninja é uma rede descentralizada de mídia de esquerda, com atuação em mais de 250 cidades no Brasil. Sua abordagem é conhecida pela militância sociopolítica, declarando-se ser uma alternativa à imprensa tradicional. O grupo ganhou repercussão internacional na transmissão dos protestos no Brasil em 2013. Tive a oportunidade de acompanhar esse movimento nascer, já que estava realizando uma série de oficinas de produção audiovisual colaborativa em eventos nos quais integrantes desta iniciativa estavam sempre presentes. Acesse https://midianinja.org/,

70[✈] Conheça o diário de bordo no qual narro a história desta experiência na oficina realizada na Casa da Árvore. Disponível em: https://youtu.be/q7fHxaNE-bA