PISCADAS 4
27 de julho 2021-10-10 9:03PISCADAS 4
71[✺] TAGORE, Rabindranath. A lua crescente. Tradução de Plácido Barbosa. Rio de Janeiro: Typografia Besnard, 1915.
72[✺] Leia o artigo Videoblog em cena: anotações acerca do dispositivo, disponível em:
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0788-1.pdf
73[▶] Você pode assistir ao longa-metragem no link a seguir:
74[✈] Confira o histórico da nossa campanha no Catarse
75[▶] Assista aos episódios da interprogramação do Gloob na playlist Outros Mundos do canal do YouTube do O que queremos para o mundo?:
76[✺] Matéria publicada pelo jornalista Walter Sebastião no dia 24/01/2016 no Jornal Estado de Minas. Disponível no Bookpress do filme O que queremos para o mundo? disponível em:
77[✈] Chegamos a realizar cinco shows com a banda Pequeno Cidadão, banda Constantina, também presente em nossa trilha e a própria Banda da Casa da Árvore. Uma experiência transmídia sonora, na qual a trilha do filme era tocada ao vivo para o público durante e depois da sessão. Ouça a música Polifonia Amor regravada pelo Pequeno Cidadão nas versões completa, instrumental e piano no menu de Podcasts e Músicas do site do O que queremos para o mundo? www.oquequeremosparaomundo.com.br
78[✺] Tradução minha do texto em inglês em HOOKS, Bell. Salvation: Black People and Love. New York: Morrow, 2011, p. 16.
79[✈] O Circuito de Exibições Educativas foi um projeto aprovado por leis de incentivo e patrocinado por empresas que acreditaram que era possível não só produzir um filme para as crianças, mas também cumprir seu propósito de circular de forma educativa pelas telas das escolas públicas de vários estados no Brasil. Desde 2016, passamos a promover sessões educativas do filme O que queremos para o mundo? sendo ele apenas uma ferramenta para mediação de processos a qual estava presente no material pedagógico do filme distribuído para escolas e instituições parceiras. Confira o bookpress do filme em:
80[✈] Assista a entrevista realizada em 2016 para a 15ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, um dos festivais em que nosso filme teve pré-estreia.
81[✺] Acesse o link com o decreto do Congresso Nacional pela presidenta Dilma Rousseff logo quando sancionada a Lei 13.006:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13006.htm
82[✈] Em 2017 fui convidado para criar uma aceleração transmídia do filme A Família Dionti (2016), de Alan Minas no contexto do Polo Audiovisual da Zona da Mata (www.poloaudiovisual.org.br). Uma experiência incrível por poder viajar à cidade onde nasci e cidades vizinhas para “invadir” as escolas e exibirmos o filme, casado a oficinas nas quais estudantes do ensino básico iriam construir novos filmes curtas-metragens a partir de suas percepções sobre o filme gravado em seus territórios. O projeto resultou em uma plataforma educativa chamada “o mundo da família Dionti” com diversos curtas-metragens e conteúdos educativos. Os 11 curtas-metragens estão disponível em
http://www.afamiliadionti.com.br/producao-de-curtas-nas-escolas/
83[▶] Assista ao depoimento das professoras Ohana e Elizete e como as Tecnologias Audiovisuais de Ensino-Aprendizagem do O que queremos para o mundo? as auxiliaram em suas mediações audiovisuais em suas escolas. Disponível em:
84[▶] Assista a Rio de Lamas, um filme em Realidade Virtual de Tadeu Jungle que retrata os sobreviventes da maior tragédia ambiental do Brasil com delicadeza e melancolia.
85[▶] Assista ao vídeo produzido pelo jornal Estado de Minas com os desenhos produzidos pelas 23 crianças participantes do Circuito de Exibições Educativas https://www.youtube.com/watch?v=3KUBWV8vUH0
86[✺] Leia na íntegra a matéria “Projeto leva crianças de Bento Rodrigues a expressar por desenhos seus sonhos e desejos” publicado no dia 27 de novembro de 2016.
87[▶] Assista ao making of da exposição multimídia no Centro Cultural dos Correios em Juiz de Fora-MG,
além da matéria sobre nossa primeiro Exposição Multimídia Cubos Mágicos O que queremos para o mundo? no link a seguir:
88[▶] Assista o making of da exposição multimídia no Museu das Minas e do Metal em Belo Horizonte-MG. Disponível em:
89[▶] Assista ao making of da exposição multimídia Estúdio Casa da Árvore. Assista em
90 [▶] Assista ao episódio “O lugar da fala”, que registra a exposição multimídia “Estúdio Casa da Árvore” em Cuiabá. Disponível em:
91[▶] Conheça os catálogos das Exposições Multimídias do O que queremos para o mundo? disponível em:
92[✺] Confira o Manual de Orientação Departamento de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em:
93[✺] Uma equipe interdisciplinar foi formada para pensar o Jogo dos Mundos, incluindo eu, as educadoras Bruna Carvalho e Isa Terezinha Rodrigues; o professor e designer Claudio Santos; as arte terapeutas Juliana Guerra Motta e Maria Lourdes Maciel; o escritor Ailton Krenak; o desenvolvedor de jogos cooperativos Claudio Casaccia; a neurocientista Juliana Tavares; os roteiristas Vitor Drumond, Vinicius Cabral, Laura Barile e Alan Minas; o brincante Roquinho; o artista multimídia João Pedro Schneider e as produtoras Joana Braga e Daniela Vitorino.
94[⬣] Leia mais no Inventário dos Pequenos Futuristas – Volume 1 ou baixe gratuitamente o Jogo dos Mundos em seu celular acessando a Play Store ou Apple Store.
https://oquequeremosparaomundo.com.br/catalogos-exposicoes/
95[⬣] Convido-os a conhecerem mais a fundo os seis mundos do Jogo dos Mundos e quais são suas cartas a partir da página 47 do Inventário dos Pequenos Futuristas – Volume 1. Aproveite para apresentá-los às crianças e conversarem sobre as cartas presentes nesta publicação. Disponível em:
96[✺] As “cartas-inspirações” dos mundos como Dentro de Mim, Sonhos, Aqui e Agora e Txai do Jogo dos Mundos podem ser lidas no Inventário dos Pequenos Futuristas – Volume 1. Disponível em:
97[✺] Essa discussão foi realizada pelos autores Fernanda Valim Côrtes Miguel e Igor Amin Ataídes em um artigo inédito intitulado Hackeando as estruturas: crítica feminista e prática democrática. In: Rematec – Revista de Matemática, Ensino e Cultura. Número temático: Espero tua re(volta): a tessitura de outras escolas e de escolas outras, 2020.
98[▶] Assista a algumas reflexões de Marcus Bussey, Professor Doutor da Universidade de Sunshine Coast, Austrália. O conteúdo foi gravado durante sua passagem pelo III Fórum O que queremos para o mundo? de Educação Audiovisual e Pedagogias Emergentes. Evento realizado nos dias 21 a 23 de novembro de 2019, na Escola Estadual Mestra Virgínia Reis em São Gonçalo do Rio das Pedras (Serro-MG). Disponível em:
99[✺] Tradução minha do trecho em inglês: Hackers create the possibility of new things entering the world. Not always great things, or even good things, but new things. In art, in science, in philosophy and culture, in any production of knowledge where data can be gathered, where information can be extracted from it, and where in that information new possibilities for the world produced, there are hackers hacking the new out of the old (WARK, 2004, p. 4).
100[▶] Conheça no episódio “O contexto da Escola”, da websérie Luzcamerização do Olhar o trabalho de nossas professoras-mediadoras Zirlene e Sirlene na escola que trabalhavam em Cuiabá-MT. Disponível em:
101[✺] Matéria “Levante de Soweto: um dia para não esquecer” no site do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. Disponível em: https://mst.org.br/2020/06/16/levante-de-soweto-um-dia-para-nao-esquecer/
102[▶] Assista a alguns conteúdos gravados em Angola em https://oquequeremosparaomundo.com.br/angola/
103[▶] Assista ao episódio 1 do making of do Estúdio Casa da Árvore em Cataguases-MG em
104[▶] Registro da invenção do aplicativo “tempo para natureza” nas páginas 32 e 33 do Inventário dos Pequenos Futuristas – Volume 1. Disponível em:
105[▶] Assista ao making of da nossa intervenção com o O que queremos para o mundo? no dia das crianças, 12 de outubro de 2018, no Shopping Goiabeiras
106[▶] Assista à resposta de Larissa Emerich Linhares (7 anos) à pergunta O que queremos para o mundo? no Estúdio Casa da Árvore em Cuiabá-MT. Disponível em