TELEGARRAFAS e as Crianças do Rio Grande do Sul

TELEGARRAFAS e as Crianças do Rio Grande do Sul

Instituto MUNDOS e AMURT-AMURTEL PORTO ALEGRE
apresentam

Projeto de Educação Audiovisual e Neohumanista
TELEGARRAFAS e as Crianças do Rio Grande do Sul

“Você nunca está só ou sem ajuda. 
A força que guia as estrelas, guia você também.”
P.R.Sarkar

APRESENTAÇÃO:
TELEGARRAFAS e as Crianças do Rio Grande do Sul é um projeto de educação audiovisual baseado nos princípios da filosofia neohumanista, que irá produzir um filme documentário com crianças de 7 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social devido aos impactos das inundações iniciadas no fim de abril de 2024, na maior tragédia climática da história do estado do Rio Grande do Sul.

Este filme educativo tem como propósito, desde sua concepção até sua exibição, arrecadar recursos financeiros e doações através de amadrinhamento e apadrinhamento de crianças e suas famílias, estas que frequentam atualmente as escolas de educação de ensino fundamental neohumanistas da AMURT-AMURTEL Porto Alegre e região. 

A campanha de amadrinhamento e apadrinhamento será realizada por meio de doações financeiras mensais e tem como público-alvo as pessoas que tenham condição de doar recursos pontualmente ou recorrente mensais. 

JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que em um mundo de excesso de informações é necessário a  credibilidade, proximidade e transparência livre de desinformação, fake news ou risco de crimes digitais, para que aqueles e aquelas que estejam dispostos a contribuir com uma crise que afeta mais de 2 milhões de pessoas, possam estar seguros e seguras de que as ações de reparação socioeconômicas cheguem de verdade a todos os seres afetados por este episódio que jamais será esquecido pela sociedade.

O melhor deste projeto é o de podermos acompanhar algumas crianças que serão protagonistas nas telas e em seus territórios, da reconstrução da dignidade para vivermos em um mundo onde a preservação e mitigação climática seja possível. Por isso, as pessoas doadoras que irão fazer parte da campanha, irão poder seguir tais ações do projeto bem de perto, criando vínculos com essas crianças e famílias reparadas, que irão receber por email ou whatsapp, mensagens em vídeos produzidas pelas crianças, além de conteúdos postados nas redes sociais no site https://www.oquequeremosparaomundo.com.br/telegarrafasrs e nas redes sociais no projeto em www.instagram.com/telegarrafas e nas redes sociais da Amurt-Amurtel Porto Alegre www.instagram.com/amurtpoa.

METODOLOGIA:
As crianças irão retratar, inicialmente ao longo de 6 meses, até o dia 12 de outubro de 2024 – dia das crianças, como as necessidades básicas suas e de suas famílias foram garantidas pelas doações desde o processo atual da crise até mesmo o da reconstrução ao longo de 2024.

Baseada nos princípios de PROUT – Teoria de Utilização Progressiva – a preocupação econômica principal da sociedade, governos, iniciativa privada, entre outras, neste momento, deve ser a garantia das cinco necessidades básicas (alimento, roupa, moradia, educação e cuidados médicos) a todas as pessoas. O máximo de amenidades deve ser buscada para que as pessoas possam se desenvolver intelectualmente e também se dedicar a objetivos cada vez mais refinados da existência, principalmente em um contexto de mudanças do clima e os impactos negativos causados pelo antropocentrismo. 

Ou seja, todas as doações serão focadas na garantia de:

1) alimentação para as famílias; 

2) Arrecadação, produção ou  e compra de roupas e outros vesturários como um todo;

3) Reconstrução e garantia de moradia;

4) Atividades de educação neohumanistas;

5) Cuidados médicos para todas e todos envolvidos na campanha.

O Instituto Mundos irá enviar para as crianças um Kit com Garrafas de Água para suprimento de Água Potável para essas famílias, além de um Kit Filmagem (Microfone lapela para Celular, Câmera Portátil – em alguns casos quando não há celular disponível para gravar), além de um tutorial com  orientações de como devem ser produzidas as mensagens em vídeos. Essas mensagens estarão disponíveis depois em rótulos adesivos com QR Codes e que serão colados em garrafas recicladas. 

Vale ressaltar que o projeto preza pelo livre consentimento das crianças participantes, além de garantir que suas imagens não sejam expostas de forma inadequada nas redes e que buscamos que as crianças possam se expressar com liberdade, autonomia e criatividade em prol da garantia de suas necessidades básicas. As famílias também terão consentimento caso permita às crianças participarem do projeto, mediante assinatura do  termo de autorização de Uso de Imagem e Som que será enviado a todas e todos envolvidos.

ABORDAGEM PEDAGÓGICA:
A Educação Neohumanista promove amor e respeito por todas e todos, independente da cultura, religião, raça ou nacionalidade. Estimula as crianças a estenderem a sua atenção para o seu bem-estar, mas também para o bem-estar dos outros seres vivos, animais, plantas e ecossistemas da Terra.

Por isso o Instituto Mundos de Educação Audiovisual e Natureza, com sede em Minas Gerais (www.oquequeremosparaomundo.com.br) e a Amurt-Amurtel (www.amurt.org.br) se uniram em busca de contar estar história, tão trágica e ao mesmo tempo que mostra esperança em como podemos nos unir em prol de um mundo justo e integrado a todos os seres. 

A Amurt-Amurtel é uma Organização da Sociedade Civil executa projetos de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos há 30 anos no Brasil, por meio de uma equipe de auxílio universal que tem como objetivo a defesa, a garantia e a promoção dos direitos respeitando a vida em sua totalidade como um valor ético central.

As Escolas de Educação de Ensino Fundamental Neohumanistas atendem do 1º ao 9º ano, tem como propósito ser um espaço facilitador no processo de transformação do indivíduo num ser mais saudável, solidário, compassivo e consciente do seu papel positivamente transformador na sociedade. Além das atividades pedagógicas, no currículo das Escolas Neohumanista são propostas atividades diferenciadas como: yoga, meditação, jogos cooperativos, arte-educação dentre outras, nos inspirando ao fascínio de aprender para a vida. Iremos atuar junto a iniativa SAF (SERVIÇO DE ATENDIMENTO FAMILIAR), com o objetivo de realizar o atendimento de famílias, visando o acesso aos direitos sociais básicos e a condições de vida digna.

SOBRE AS DOAÇÕES:
Os valores para doação serão feitos a partir de 60,06 reais mensais em diante (favor colocar 6 centavos para identificarmos que foi doado para este fim da campanha do projeto), e poderão ser feitos diretamente para a Amurt-Amurtel.

As doações serão realizadas diretamente para a Amurt-Amurtel com doações para: Associação Beneficente Amurt-Amurtel – CNPJ: 92.251.354/0001-27 (PIX) – Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A (Banrisul 041) Agência: 0797 – Conta Corrente: 060303910-1 – Endereço Av. Nilo Wulff 939 – Restinga – Porto Alegre / RS – Telefone (51) 3312-2300 / Email amurt@amurt.org.br

PARCEIROS:
Você pode se tornar um parceiro PF – Pessoa Física ou PJ – Pessoa Jurídica, levantando arrecadações ou enviando suas doações para nossa campanha. Entre em contato com igor@mundos.cc ou pelo whatsapp (31) 98801-7707.

CONTATO:
Igor Amin
Diretor do Instituto Mundos
(31) 98801-7707
igor@mundos.cc