Circuito de livros infantis da Editora Aletria
21 de setembro 2022-09-21 14:51Circuito de livros infantis da Editora Aletria
Em nosso último post falamos sobre a contação de histórias. Não faltaram dicas para pensarmos as infâncias com bastante leitura.
Seguimos inspirados pelo universo da literatura e da contação de histórias, por isso vamos apresentar para vocês um circuito de livros infantis da Editora Aletria. Utilizando as palavras da própria editora, obras que contam histórias, narram o mundo, encantam o outro, convocam sorrisos, promovem alegria, difundem o prazer da leitura e formam leitores.
Preparados para mergulharem no universo da literatura infantil?
Tcharááám. Não se surpreendam se encontrarem pelo caminho monstros coloridos, uma canguru voadora, um sapo iluminado, uma turma de velhinhas arrumadinhas, um urso azul, uma mãe voadora….
Apertem os cintos e vamos lá! 3, 2, 1!
Abrindo com chave de ouro o premiado Adelaide, um clássico de Tomi Ungerer, um dos mais destacados autores e ilustradores de literatura infantil do século XX, vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen, a mais importante premiação da literatura infantil e juvenil do mundo.
Adelaide é uma canguru que desde pequena se distinguia de seus irmãos por ter nascido com… um par de asas! Um belo dia, Adelaide decide voar para conhecer o mundo. As aventuras da Adelaide emocionam, encantam e ensinam sobre a importância da busca de nossa autonomia e individualidade.
Precioso, não é? No site da editora você encontra também o Guia de Leitura. O livro é indicado para Leitor Iniciante (a partir de 6 anos). Se quiser saber como escolher livros por faixa etária, acesse o blog da Aletria a seguir: https://blogdaaletria.com.br/2022/08/09/livros-infantis-por-faixa-etaria/.
” Não nos tornamos leitores de uma hora para outra. Em algum momento da vida alguém nos apresenta um livro, mostra as ilustrações, acaricia a capa, resume a história e atiça a nossa curiosidade. Sem saber, esse “alguém” fez o trabalho de mediação da leitura, construiu a ponte que leva o leitor ao livro. É compromisso da Aletria abrir espaço de aprendizado e reflexão em torno de temas sobre a formação de leitores. Um dos temas mais importantes é, sem duvida, o papel do professor mediador da leitura.”
Editora Aletria sobre o Guia de Leitura
Avisamos para se prepararem para as surpresas pelo caminho. Quem aí já viu um urso azul? Pois bem, em O cocô do urso Clodoaldo, da autora Thais Laham Morello com ilustrações de Clara Gavilano, o urso Clodoaldo está muito aflito, seu cocô não quer sair de jeito nenhum. O jeito será pedir conselhos aos amigos, batendo de porta em porta: Tum, Tum, Tum.
Qual será a dica que os amigos do Clodovaldo darão para ele? 😉 Vale muito à pena conferir!
Escrito por Susane Meyer Portugal e ilustrado por Veruschka Guerra, a obra A Sabedoria do Velho Angico nos conta a história de um aventura protagonizada pelo garoto Manu, pela sua avó Dona Maria e pelo estudante de Permacultura e Agroecologia Daniel. Eles estão em busca de uma solução para os problemas da falta de água na região do sítio da simpática Dona Maria. A jornada mostra a importância dos saberes ancestrais e é permeada de surpresas e obstáculos também. O Sr. Ganâncius, acompanhado de seu funcionário, Destruitreco, é um deles. Nessa trama, repleta de ensinamentos e gestos corajosos há reviravoltas, afetos e reencontros com os tempos da natureza. O livro se encontra à venda no site da Aletria: www.aletria.com.br. Assistam o boooktrailer abaixo:
Não deixe de conferir o Guia de Leitura do livro A Sabedoria do Velho Angico clicando aqui.
O Caminho da Escola propõe um olhar para a vulnerabilidade das pessoas na condição de refugiados a partir de uma história leve, construída com delicadeza pelo escritor e jornalista Raul Marques e pela artista Bruna Assis Brasil. A narrativa nos apresenta Sara e sua família. Juntos, eles atravessam um deserto e uma série de dificuldades, mas a protagonista persiste motivada pelo sonho de ir à escola.
O escritor participou de um bate-papo promovido pela Editora Aletria e mediado pelas professoras Sheila Rodrigues e Sidneia Silva Peres, que são coordenadoras dos projetos Roda Literária e Projeto de Cinema, Luz, Câmera & Ação.
No livro Chá das Dez a história de dez velhinhas bem arrumadinhas que saíram juntas para um chá. Mas, até chegar ao destino final, essas velhinhas passarão por várias situações inusitadas. Uma literatura ideal para crianças em fase de alfabetização. Mais um livro de Celso Sisto, um tangolomango muito engraçado, com ilustrações do premiado chargista Duke.
A história foi musicada pelo Quintal da Guegué. Confira abaixo!
Em O Sapo Iluminado, o protagonista vive desconfortável na própria pele. Meio acuado, ele parece abrigar dentro de si um medo que chega a imobilizá-lo. Até que um dia tudo isso muda. A obra escrita por Tânia Cristina Dias e ilustrada por Carol Fernandes constrói de maneira poética a trajetória de um sapo que se reinventa e descobre a alegria de ser ele mesmo, aceitando sua própria natureza e tornando-se cada vez mais interessado em experimentar suas potencialidades.
Neste vídeo Tânia Cristina Dias apresenta uma palestra sobre a dinâmica das emoções, tema que atravessa seu trabalho como escritora e psicóloga:
Ganhador do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em 2018, Não me toca, seu boboca!, trabalha a prevenção do abuso sexual.
Ritoca tem uma história para contar, meio difícil de entender, muito difícil de falar. O encontro com um tio gentil e sorridente acaba se tornando um pesadelo, do qual Ritoca e seus amigos, felizmente, conseguem escapar. “Se for de um jeito suspeito, ninguém deve tocar na gente!”, ela logo reconhece. De maneira lúdica, o livro Não me toca, seu boboca! mostra a todas as crianças o que é a situação de violência sexual e o que fazer para evitá-la. Uma forma de oferecer segurança e informação às crianças sem perder o encantamento próprio da literatura. Um livro necessário, escrito cuidadosamente por Andrea Taubman e ilustrado pela talentosa Thais Linhares.
O Guia de Leitura do livro pode ser acessado aqui e traz um conteúdo sensacional com propostas de atividades que envolvem o tema, além de adequação de desenvolvimento de competências.
Publicado originalmente em 2012, O monstro das cores vendeu mais de 200.000 exemplares na Espanha e foi traduzido para 16 idiomas! A história estimula as crianças a identificar as diferentes emoções que sentem, como alegria, tristeza, raiva, medo e calma, através de cores. Por sua história cativante, “O monstro das cores” tornou-se o livro de cabeceira de milhares de famílias e educadores.
O monstro das cores não sabe o que se passa com ele. Fez uma bagunça com suas emoções e agora precisa desembolar tudo.
Será capaz de pôr em ordem a alegria, a tristeza, a raiva, o medo e a calma?
Thaíne Belissa, editora-assistente da Editora Aletria dá dicas para mediação de leitura utilizando o livro no vídeo abaixo:
A editora disponibiliza ainda o Guia de Leitura para o professor-mediador, acesse aqui.
E quem disse que não existe gente que voa? Basta soltar a imaginação….. Neste história a pequena Alice gostava de assistir à mãe, que voava pela casa. Lá do alto da escada a mãe parecia voar junto com os pássaros, poderia mesmo tocar o céu.
O lIvro trata das tarefas múltiplas e inúmeras que cabem dentro do cotidiano de uma mamãe que, além de voar para organizar tarefas em casa, consegue dividir seu tempo e voar para o trabalho, neste caso a escola, onde é professora.
No Dia das Mães, a cantora e contadora de histórias Raquel Braga cantou e contou a história de “A Mãe Que Voava”, assista:
Aqui o link com o Guia de Leitura.
Gostaram da seleção que fizemos para o circuito de livros infantis da Editora Aletria? Nos canais da editora você encontra dezenas de títulos, entrevistas, rodas de conversa, contação de histórias e dicas de mediação. Não deixem de passar por lá!
Boa leitura, pessoal!
Nos vemos em breve!