Educação Neo-humanista
17 de novembro 2022-12-13 13:06Educação Neo-humanista
Amor e respeito por todos. Este é o preceito da educação Neo-humanista. Já ouviu falar?
Preparamos este super conteúdo para você conhecer mais sobre esta pedagogia que vai muito além do simples enriquecimento intelectual da criança, promovendo o desenvolvimento físico, mental e espiritual.
O Neo-humanismo é uma filosofia criada por Prabhat Rainjan Sarkar, filósofo, reformista social, humanista, mestre espiritual, também conhecido pelo seu nome espiritual, Shrii Shrii Anandamurti.
Esta filosofia expande a implícita no humanismo para abranger com amor toda a criação e compreender a inter-relação de todas as coisas. O Neohumanismo traz uma visão universalista de integração de todos os seres vivos – pessoas, animais, plantas, microrganismos, objetos inanimados como a água, minerais, luz – numa sociedade universal justa.
“A Educação Neo-humanista é uma educação que integra todos os aspectos da existência do indivíduo: corpo físico, sentidos, intelecto, emoção, imaginação criativa, intuição e espírito.”
P. R. Sarkar
No Brasil, a educação neo-humanista é difundida pela organização sócio-espiritual internacional Ananda-Marga. O país possui unidades em Porto Alegre, o Rio Grande do Sul e em Belmiro Braga, em Minas Gerais. Confira aqui mais informações sobre as unidades.
Princípios gerais da Educação Neo-humanista
1. Despertar a sede pelo conhecimento e o desenvolvimento de toda a personalidade humana;
A Educação Neo-Humanista se baseia na premissa de que as crianças possuem um desejo inato de aprender a desenvolver-se. O objetivo é despertar a sede de conhecimento que se encontra no interior delas. Reconhece que existe em cada criança uma gama enorme de potencialidades e crê que ela pode esforçar-se para alcançar algo de grandioso.
A educação Neo-Humanista facilita o desenvolvimento de todos os níveis da personalidade humana: físico mental e espiritual. Reconhece que cada criança evolui em seu próprio ritmo, e procura satisfazer suas necessidades individuais.
2. Educação baseada na ética;
A ética é a essência do desenvolvimento moral da criança. Os valores morais são a base de indivíduo equilibrado e de uma sociedade harmoniosa. O Neo-Humanismo tem 10 conceitos éticos universais que são permanentemente incentivados:
– Não cometer danos;
– Veracidade;
– Não roubar;
– Amor Universal;
– Vida simples;
– Limpeza;
– Coração contente;
– Solidariedade;
– Leitura inspiradora;
– Meditação e auto-aperfeiçoamento
3. O despertar da consciência espiritual;
O pocesso de aprendizagem se enraíza na convicção de que o Universo é um todo integrado, dentro do qual se concebem as coisas. Isto fomenta um profundo sentimento de conexão consigo mesmo e com os demais. Criando uma mudança de postura de vida mecânica e materialista para a totalidade e interdependência.
A apreciação espiritual significa um compromisso de cuidar toda a criação e de estimular o desejo inato de saber “quem sou e qual é meu destino”.
4. Enfoque integrador da aprendizagem;
Em lugar de dividir o conhecimento em disciplinas acadêmicas separadas, a educação Neo-humanista estimula a multidisciplinaridade. Educação significa muito mais do que acumulação de dados, é a experiência viva do mundo como uma totalidade dinâmica e inter-relacionada.
5. Cultivo da estética em todas as disciplinas;
Na educação Neo-humanista a apreciação e a experiência estética se difundem em todos os aspectos da aprendizagem. O currículo inclui a exploração organizada para desenvolver a imaginação criativa. A sutil expressão de beleza na música, arte, literatura e outros eleva a vida humana e nutre uma consciência maior.
6. Valorização da cultura própria e da de outros lugares;
O Neo-humanismo reconhece a importância da cultura na formação da cidadania de uma pessoa .Enfatiza o ensino da língua e as tradições locais, mas também reconhece a beleza e a importância de todas as culturas. As crianças aprendem a valorizar as semelhanças e diversidades culturais.
7. Uma nova consciência do meio ambiente;
A educação ambiental desenvolve as habilidades e valores necessários para a administração responsável dos recuros do nosso planeta. Desta forma ajuda as crianças a desenvolverem uma íntima e viva relação com a rede viva que os rodeia.
8. O educador como exemplo;
O papel do educador é de suma importância. Já que o ensino pelo exemplo é primordial, os professores devem personificar as qualidades mais nobres da humanidade.
9. O espírito do serviço;
A educação Neo-humanista não considera a educação como passaporte ao prestígio, ao privilégio, mas como uma responsabilidade de servir aos demais. A arte, ciência e o conhecimento estão dedicados ao serviço e ao bem estar de todos.
10. Expansão da consciência social e do sentido de justiça;
A educação Neo-humanista estimula a participação ativa nas mudanças sociais positivas. Os estudantes necessitam desenvolver uma consciência social e um sentido de justiça, para dessa forma discernir as estratégias de manipulação e os sentimentos discriminatórios que causam sofrimento a todos os seres.
OBJETIVOS E IDEAIS DA EDUCAÇÃO NEO-HUMANISTA
- Desenvolver todo o potencial de cada criança: físico, mental e espiritual.
- Despertar uma sede de conhecimento e amor de aprendizagem.
- Dotar os alunos de conhecimento acadêmico e outras habilidades necessárias para o ensino superior.
- Facilitar o crescimento pessoal, ensinando a moralidade, integridade, auto-confiança, auto-disciplina e cooperação.
- Desenvolver bem-estar físico e capacidades mentais através de técnicas de Yoga e de concentração, esportes e jogos.
- Desenvolver senso de estética e valorização da cultura através de teatro, dança, música e arte.
- Incentivar os alunos a tornarem-se membros ativos e responsáveis da sociedade.
- Promover uma consciência de ecologia em seu sentido mais amplo (ou seja, a realização da inter-relação de todas as coisas) e incentivar o respeito e cuidado para todos os seres vivos.
- Incentivar uma perspectiva universal, livre de discriminação com base na religião, raça, credo ou sexo.
- Reconhecer a importância dos professores e dos pais na criação um exemplo.
São educados aqueles que aprenderam muito, lembraram muito e fizeram uso de seu conhecimento na vida diária. Ás suas virtudes eu chamo educação.
P.R.Sarkar
Abaixo uma reflexão feita pelo Dr Marcus Bussey, da University of the Sunshine Coast, Australia, e da The River School (escola de educação neo-humanista também localizada na Austrália), a partir da prática da educação neo-humanista.
Ensinando e vivendo
- A forma como ensinamos reflete nossas suposições básicas sobre a vida
- Como vivemos informa os aspectos mais profundos de como ensinamos
- Ensinar exige que alinhemos nossos princípios de vida com nossa prática de ensino
- Você não pode ensinar neo-humanisticamente sem tal alinhamento
Portanto, a educação neo-humanista é uma prática de vida – um convite a uma integração cada vez mais profunda de nossas vidas interna e externamente.
Bussey defende em seu trabalho que a consciência é histórica, mas também maleável e que nos a treinamos, e os valores de aprendizado que devemos buscar são:
Aprender a Amar
Aprender a fazer
Aprender a ouvir
Aprender a apreciar o processo, não os resultados
Aprender a jogar
Aprender a questionar e testar
Aprender a ter conhecimento
Aprender a servir
Aprender a observar as consequências
Aprender a desaprender
Abaixo conheça um pouco da The River School, esta escola dos sonhos que mencionamos acima, no meio da natureza, na Australia e certamente fonte de muita inspiração!
A pedagogia neo-humanista valoriza o yoga e a meditação como maneiras de levar a ética e valores humanos para as crianças. Então vamos conhecer um pouco mais destas duas práticas?
Yoga: união da consciência individual com a consciência cósmica.
O objetivo do Yoga é a autorrealização ou o “perceber” a verdadeira natureza.
Os Yamas e os Niyamas são a base ética do Yoga e foram apresentadas no livro Yoga Sutras de Patanjali. A partir deles é possível pensar em como usar esta prática milenar com as crianças. O site Yoga com Cainara (acesse abaixo) traz um excelente conteúdo mostrando como podemos adaptar os Yamas e Niyamas e apresentá-las ás crianças de maneira leve e eficaz. O site traz ainda propostas de atividades para serem feitas com a criançada.
Yamas são vistos mais como condutas sociais. Dentro dos Yamas encontramos cinco orientações:
- Ahimnsa – não violência
- Satya – verdade
- Asteya – não roubar
- Bramacharya – moderação
- Aparigraha – não acumulação
Niyamas são vistos como condutas pessoais, e aqui, novamente, encontramos cinco diretrizes:
- Saucha – limpeza
- Santosha – contentamento
- Tapas – austeridade, disciplina
- Svadhyaya – estudo de si mesmo
- Isvara-pranidhana – redenção ao divino
Meditação
A meditação é uma prática que existe há milhares de anos e funciona como ferramenta para a auto transformação e desenvolvimento espiritual.
BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO
- Clareza mental e paz;
- Sensação de felicidade e bem-estar;
- Transcendência de complexos negativos e desenvolvimento de olhar positivo e autoestima;
- Autoconhecimento e consciência mais profunda em todos os aspectos da vida;
- Vitalidade, longevidade e sistema imunológico mais forte;
- Estabilidade emocional e alegria;
- Perdão e menos ansiedades;
- Senso de significado e sentimento de progresso;
- Melhor concentração e melhora da memória;
- Autocontrole e destemor;
- Aumento da capacidade de lidar com o estresse e se adaptar às diferentes circunstâncias;
Para fechar este conteúdo, sugerimos uma plataforma sensacional chamada BrincaYoga, da Renata von Poser, educadora parental em Disciplina Positiva, Facilitadora de Pathwork® e professora de Yoga. São aulas lúdicas de yoga para crianças e famílias.
É uma prática educativa fundamentada nos valores filosóficos do yoga, que estimula a comunicação positiva e o fortalecimento dos vínculos afetivos na prática do amor, na experiência em grupo que traz o sentimento de união. Além de desenvolver o autoconhecimento, a identidade, a expressão corporal e a concentração. Conheça abaixo:
.O que você achou deste conteúdo? Conta pra gente, o que mais te inspirou na educação neo-humanista?