Os ensinamentos das águas
16 de março 2023-03-23 17:38Os ensinamentos das águas
Celebrado anualmente em 22 de março, o Dia Mundial da Água, tem objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural tão precioso e ao mesmo tempo tão ameaçado em nossa sociedade atual.
Inspirados pela data criamos este post super especial, que esperamos ser apreciado deste lado daí. =) O material faz parte também da nossa fonte inesgotável de referências para o desenvolvimento do Telegarrafas, projeto em fase de produção, idealizado pelo educador audiovisual Igor Amin e produzido pela comunidade de educadores audiovisuais O que queremos para o mundo?.
O projeto de educação audiovisual e ambiental, tem como propósito contar histórias sobre crianças que buscam proteger as águas de seus territórios.
Nada mais urgente e importante, não é mesmo? Então vamos lá.
“Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos” é o que diz o sexto item dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), lançados na forma de uma “agenda de sustentabilidade” a ser adotada pelos países-membros da ONU, incluindo o Brasil, até 2030.
Este segue sendo um assunto inacabado sobre desenvolvimento, visando ao acesso universal e equitativo, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e das pessoas vulneráveis. Um dado alarmante da ONU estima que, atualmente, cerca de 40% da população mundial não tem acesso seguro à água potável.
Inacreditável, não é?
Além de fonte primordial de vida, a água é estudada no mundo inteiro pelas suas outras contribuições não só para os seres humanos, como para todos os seres vivos que habitam a Terra.
Masaru Emoto, por exemplo foi a fundo nesta história. Falecido em 2014, o fotógrafo e escritor japonês desenvolveu diversas experiências e teorias a respeito da água.
No livro de sua autoria Mensagem da água e do Universo, o Dr. M. Emoto mostra os resultados de seu trabalho analisando a água coletada em diversos países e procedências, através da técnica de ressonância magnética.
Vale a leitura cheia de inspiração e beleza:
Sinopse: Tenho uma teoria sobre como o universo foi criado. O maior catalisador foi o cristal do amor e da gratidão. A água me ensinou que as palavras “amor e gratidão” têm um brilho maior. Penso que estas palavras serão as mais importantes para vivermos esta grande transição. Viver no amor.
O documentário O Poder da água também retrata a pesquisa de Masaru e este lado pouco explorado da água.
Para ele, as estruturas moleculares da água se modificam quando expostas a palavras, sentimentos, música e até imagens. No filme vemos (literalmente) cristais de água modificados após um simples “obrigado” ou por palavras rudes, como “Eu te odeio”.
Um momento belíssimo do doc é quando retratam o poder que a música exerce sobre a água, especialmente os cristais sendo modificados ao som de composições eruditas.
Bateu curiosidade? Assista o documentário completo aqui:
Uma outra abordagem interessante sobre o universo da água é feita pela fisioterapeuta Nereida Fontes Vilela no livro As ações e aplicações do nutriente água | Leitura Corporal.
Para a Leitura Corporal, o conceito de saúde está vinculado ao conceito de poder da mutabilidade. O indivíduo é o que acredita ser, e vive segundo aquilo que proteja em relação a si. O pensamento e a maneira de viver as experiências, os sentires e os quereres pessoais definem a forma, a fisiologia e a idade do corpo, e vice versa. O indivíduo é origem de tudo o que caracteriza a própria vida, e foco do resultado e retorno, em algum tempo, de toda e qualquer ação física, mental, emocional e espiritual praticada. Cada movimento cria uma realidade, e toda condição alcançada pode ser afirmada, remodelada ou remanejada. A disposição para a prática de novos experimentos e de mudanças é a chave da transformação, e a Água é o gerador maior de flexibilidade, que é a qualidade de base do poder da mutabilidade.
Para fechar com chave de ouro o post de hoje. Uma combinação infalível… água de rio e poesia!
O Menino e o Rio – Manoel de Barros O corpo do rio prateia quando a lua se abre Passarinhos do mato gostam De mim e de goiaba Uma rã me benzeu Com as mãos na água Com fios de orvalho Aranhas tecem a madrugada Era o menino e os bichinhos Era o menino e o Sol O menino e o rio Era o menino e as árvores Cresci brincando no chão, Entre formigas Meu quintal é maior Do que o mundo Por dentro de nossa casa passava um rio inventado. Tudo que não invento é falso Era o menino e os bichinhos Era o menino e o Sol O menino e o rio Era o menino e as árvores
E aí, curtiram? Contem pra gente! 🙂