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Pedagogia

Pedagogias Inovadoras

Pedagogias Inovadoras

Em um mundo plural e em constante transformação como o que vivemos, é natural que as práticas pedagógicos também se inovem com o intuito de melhorar o aprendizado e tornar o processo mais interessante para os alunos.

Pontuamos abaixo algumas linhas pedagógicas para você conhecer melhor.

Boa leitura! 😉

Escola da Ponte

Localizada no município de Santo Tirso, próximo à cidade do Porto, a instituição de ensino pública portuguesa referência mundial em inclusão e inovação na educação, a Escola da Ponte existe como projeto educacional inovador desde 1976, antes no local existia uma escola desde 1932. O modelo educacional mudou quando o educadorJosé Pacheco e outras duas professoras questionaram por que, apesar de uma aula tão bem dada, havia crianças que não aprendiam.

Trata-se de uma escola estruturada a partir das interações entre os seus membros. Não existem salas de aula, no sentido tradicional, mas sim espaços de trabalho, onde são disponibilizados diversos recursos, como: livros, dicionários, internet, vídeos. O processo individual de cada estudante passa por três núcleos distintos: o de iniciação, consolidação e aprofundamento.

Foto: Fernando Pereira / Arquivo Global Imagens

Todos cumprem o mesmo horário e a equipe docente é transdisciplinar, sendo constituída por Educadores da Infância, psicólogos, professores, pedagogos.

No TEDx Talks, José Pacheco fala sobre suas experiências no processo de aprendizagem tradicional e na Escola da Ponte. Simplesmente imperdível:

https://www.youtube.com/watch?v=NMNVc0Yz434

O escritor Rubem Alves quando conheceu a Escolada Ponte ficou tão encantado que escreveu:

Pois estou fazendo com as minhas crônicas o que Monet fez: ele, diante do monte de feno; eu, diante de uma pequena escola por que me apaixonei — pois ela é a escola com que sempre sonhei sem ter sido capaz de desenhar.

Rubem Alves

No livro “A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir” (Papirus Editora, Campinas, SP, 2001 e Edições Asa, Porto, 2001) estão reunidos diversas crônicas publicadas no jornal Correio Popular, de Campinas, SP, escritas por Rubem Alves sobre a Escola da Ponte. Abaixo deixo mais um trecho para terem um gostinho:

“Escola da Ponte: um único espaço, partilhado por todos, sem separação por turmas, sem campainhas anunciando o fim de uma disciplina e o início da outra. A lição social: todos partilhamos de um mesmo mundo. Pequenos e grandes são companheiros numa mesma aventura. Todos se ajudam. Não há competição. Há cooperação. Ao ritmo da vida: os saberes da vida não seguem programas. É preciso ouvir os “miúdos”, para saber o que eles sentem e pensam.

É preciso ouvir os “graúdos”, para saber o que eles sentem e pensam. São as crianças que estabelecem as regras de convivência: a necessidade do silêncio, do trabalho não perturbado, de se ouvir música enquanto trabalham. São as crianças que estabelecem os mecanismos para lidar com aqueles que se recusam a obedecer às regras. Pois o espaço da escola tem de ser como o espaço do jogo:o jogo, para ser divertido e fazer sentido, tem de ter regras. Já imaginaram um jogo de vôlei em que cada jogador pode fazer o que quiser? A vida social depende de que cada um abra mão da sua vontade, naquilo em que ela se choca com a vontade coletiva. E assim vão as crianças aprendendo as regras da convivência democrática, sem que elas constem de um programa…”

Neste vídeo curto abaixo, Rubem Alves relata a bela experiência que teve quando visitou a escola . Vale a pena assistir.

https://www.youtube.com/watch?v=MtGyHzIafLc

“As crianças que sabem ensinam as crianças que não sabem. Isso não é exceção. É a rotina do dia a dia. A aprendizagem e o ensino são um empreendimento comunitário, uma expressão de solidariedade. Mais que aprender saberes, as crianças estão a aprender valores. A ética perpassa silenciosamente, sem explicações, as relações naquela sala imensa.”

Rubem Alves

Waldorf

A Pedagogia Waldorf é uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação do filósofo alemão Rudolf Steiner, fundador da antroposofia. A pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos.

Segundo o Instituto Rudolf Steiner existem atualmente mais de 1000 Escolas Waldorf no mundo e cerca de 2000 jardins de infância, localizados em mais de 60 países, sendo assim um dos maiores movimentos educacionais independentes do mundo.

Reprodução/Facebook Colégio Waldorf Micaell

Criada em 1919 em Estugarda, na Alemanha, tem como base o conceito de que o desenvolvimento de cada ser humano é diferente. Assim, o ensino deve levar em conta as diferentes características de cada indivíduo. Um mesmo assunto que se pretende ensinar é abordado várias vezes durante o ciclo escolar, mas nunca da mesma maneira, e sempre respeitando a capacidade de compreensão de cada um. Fundamentalmente, esta pedagogia tem, como objetivo, desenvolver a personalidade de forma equilibrada e integrada, estimulando o florescimento na criança e no jovem de: clareza do raciocínio; equilíbrio emocional; e iniciativa de ação.

Neste episódio do programa Momento Papo de Mãe, da TV Cultura, um bate-papo descontraído e leve sobre a Pedagogia Waldorf:

https://www.youtube.com/watch?v=ZV3MLgwcpoM

Nas escolas Waldorf o mesmo professor (além dos professores de matérias) acompanham os alunos do 1º ao 9º ano, para que possam criar um vínculo profundo com as crianças e suas famílias. 

O site Leiturinha elencou alguns benefícios da pedagogia, veja:

–  Há uma efetiva participação da família no dia a dia da escola.

– Aos professores, é oferecida uma formação e atualização permanente. Além disso, o vínculo entre professor e aluno é maior, pois existe apenas um tutor para cada etapa educativa.

– Forte estímulo  ao respeito, autonomia, solidariedade e cooperação entre as crianças.

– Contato com a natureza.

– O método acredita que uma criança compreendida e aceita rende muito mais. Por isso, as atividades escolares são personalizadas, permitindo que os pequenos levem tarefas escolares para casa de acordo com suas capacidades e interesses.

Em 2020, quando esta pedagogia completou 100 anos, o Estadão fez uma reportagem super interessante sobre o assunto, para completar seu conhecimento não deixe de ler a seguir: https://www.estadao.com.br/emais/carolina-delboni/100-anos-da-pedagogia-waldorf/

Reprodução Estadão

Montessori

Não creio que haja um método melhor que o montessoriano para sensibilizar as crianças sobre as belezas do mundo e para despertar sua curiosidade para os segredos da vida.

Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de Literatura
© Escola Infantil Montessori/ Belo Horizonte

Método Montessori é a perspectiva educacional desenvolvida por Maria Montessori e seus colaboradores a partir da observação do comportamento de crianças em ambientes estruturados e não estruturados. Seu objetivo é ajudar o desenvolvimento da vida da criança, de forma integral e profunda.

Maria Montessori / GETTY IMAGES

Esta é a esperança que temos – a esperança em uma nova humanidade, que virá desta nova educação, uma educação que é uma colaboração entre o ser humano e o universo.” 

Maria Montessori

O site Lar Montessori, maior referência em conteúdo sobre este método em língua portuguesa afirma que a pedagogia montessoriana é fundamentada na observação, e por isso dá suporte ao desenvolvimento infantil de forma especialmente eficaz. Desde 2007, estudos com alto grau de confiabilidade vêm sendo desenvolvidos para verificar a eficácia de Montessori, e a cada nova publicação, confirmamos que as descobertas de Maria Montessori e seus colaboradores são mesmo o melhor caminho para ajudar o desenvolvimento das crianças, incluindo aspectos cognitivos, sociais, emocionais, de conteúdo e de desenvolvimento cerebral.

Créditos larmontessori.com.br

Veja as quatro principais características de uma Escola Montessori, segundo a Associação Montessori Internacional e a American Montessori Society.:

  1. Implementar um currículo Montessori que deve incluir:
    1. Um projeto de sala de aula que seja compatível com os princípios do “ambiente preparado” montessoriano.
    2. Um conjunto completo de materiais montessorianos para cada sala e grupo etário.
    3. Períodos diários de trabalho ininterrupto, idealmente com períodos de trabalho de três horas.
    4. Ensino caracterizado por um alto grau de liberdade concedida aos alunos, para que escolham em que trabalhar, onde trabalhar, por quanto tempo trabalhar.
    5. Ensino que aconteça principalmente em pequenos grupos (Ensino Fundamental) ou individualmente (Educação Infantil).
  2. Ter profissionais de educação adequadamente formados, o que se define por:
    1. Ter um professor principal em cada sala com uma credencial de formação de professores no nível com que trabalha, emitido por: AMI, AMS, NCME e/ou MACTE.
    2. Ter membros da equipe envolvidos em constante desenvolvimento profissional em Montessori.
  3. Possuir salas com:
    1. Os agrupamentos etários adequados: 2,5/3-6, 6-9, 9-12, ou 6-12 anos de idade. Crianças de recém nascidas até os três anos de idade e de 12 a 18 anos podem ser agrupadas por diversas configurações etárias.
    2. Tamanhos de sala e relações criança/adulto que se alinhem com os princípios montessorianos. Os padrões montessorianos de sala de aula requerem ambientes de tamanhos maiores e relações de alunos por professor maiores do que o que geralmente se vê em salas tradicionais. Adicionar professores a uma sala de três a seis anos pode interferir com, mais do que encorajar, o aprendizado dirigido pelas crianças. Não seria incomum ver trinta ou mais crianças em uma sala de Educação Infantil ou Ensino Fundamental.
  4. Avaliar o progresso dos estudantes por meio de:
    1. Observações dos professores.
    2. Registros detalhados.

Reggio Emilia

A abordagem Reggio Emilia é composta por princípios que incluem protagonismo infantil, aprendizagem como processo subjetivo e grupal, metodologia de projetos, envolvimento da família na escola e o que Loris Malaguzzi, seu protagonista, chamou de “Cem Linguagens”, título que defende que os pequenos possuem grande potencial de desenvolvimento a partir das experiências diárias, do manuseio de objetivos, do brincar, do canto, do sonho e das emoções.

Crédito: Creative Commons/ O educador italiano Loris Malaguzzi

A criança é feita de cem. /A criança tem cem mãos/ cem pensamentos/ cem modos de pensar/ de jogar e de falar./ Cem sempre cem/ modos de escutar/as maravilhas de amar. Cem alegrias/ para cantar e compreender./Cem mundos/ para descobrir./ Cem mundos/ para inventar./ Cem mundos/ para sonhar./ A criança tem/ cem linguagens/ (e depois cem cem cem)/ mas roubaram-lhe noventa e nove./ A escola e a cultura/ lhe separam a cabeça do corpo. 

(Trecho de As Cem Linguagens da Criança, de Loris Malaguzzi).
Crédito: Saint Anne’s Day School

Nesta reportagem abaixo, a Univesp TV viajou até Reggio Emilia e conheceu duas unidades da rede. Assista para saber os detalhes da rotina de professores, alunos e pais:

OS 7 PRINCÍPIOS DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA:

1. A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA
2. O PROFESSOR COMO GUIA E APRENDIZ
3. A ARTE COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA
4. A COOPERAÇÃO COMO BASE DO SISTEMA EDUCACIONAL
5. O AMBIENTE COMO O TERCEIRO PROFESSOR
6. PAIS COMO PARCEIROS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

7. A IMPORTÂNCIA DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

No site Lunetas você confere a reportagem‘ Pedagogia da Escuta’: a escola sob uma perspectiva malaguzziana, reportagem super bacana sobre esta pedagogia. Destacamos aqui um trecho interessante:

Educação Neo-humanista

Dedicamos um post inteirinho para falar sobre esta pedagogia aqui no blog. Confira aqui.

Prabhat Rainjan Sarkar

Criada por Prabhat Rainjan Sarkar, filósofo, reformista social, humanista, mestre espiritual, também conhecido pelo seu nome espiritual, Shrii Shrii Anandamurti, a educação neo-humanista expande a implícita no humanismo para abranger com amor toda a criação e compreender a inter-relação de todas as coisas. O Neohumanismo traz uma visão universalista de integração de todos os seres vivos – pessoas, animais, plantas, microrganismos, objetos inanimados como a água, minerais, luz – numa sociedade universal justa.

The River School/ creek kindy-2017

Princípios gerais da Educação Neo-humanista

1. Despertar a sede pelo conhecimento e o desenvolvimento de toda a personalidade humana;
2. Educação baseada na ética;
3. O despertar da consciência espiritual;
4. Enfoque integrador da aprendizagem;
5. Cultivo da estética em todas as disciplinas;
6. Valorização da cultura própria e da de outros lugares;
7. Uma nova consciência do meio ambiente;
8. O educador como exemplo;
9. O espírito do serviço;10. Expansão da consciência social e do sentido de justiça

No Brasil, a educação neo-humanista é difundida pela organização sócio-espiritual internacional Ananda-Marga. O país possui unidades em Porto Alegre, o Rio Grande do Sul e em Belmiro Braga, em Minas Gerais. Confira aqui mais informações sobre as unidades.

“A Educação Neo-humanista é uma educação que integra todos os aspectos da existência do indivíduo: corpo físico, sentidos, intelecto, emoção, imaginação criativa, intuição e espírito.”

P. R. Sarkar
The River School/ creek kindy-2017

Muita inspiração, não é mesmo? Conta pra gente, qual linha pedagógica você se identifica mais?

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